Há muitos outros diagnósticos além de unhas frágeis e micose nas unhas
- Raphaela Moreira
- 28 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Esse post escrevo pois tenho visto no consultório com cada vez mais frequência "micoses" de unha resistentes ao tratamento , ou unhas frágeis por falta de vitamina que não melhoram.
As unhas tem uma interligação estreita com a pele, e muitas doenças de pele também acomentem as unhas. Isso se reflete em unhas mais frágeis e propensas a quebras.
Algumas vezes, uma unha com alteração pode ser acometida por infecção por fungos (micose), de forma secundária. Tratar a micose é importante e imprescindível, mas isso não significa que as fissuras e deformidades da unha serão resolvidas.
A boa história clínica, exame físico e algumas vezes exame complementar ( ultrassom, raspados e até biópsia) são importantes para o diagnóstico e tratamento adequado.
Doenças que podem acometer unhas e simular micose e unhas frágeis, mas não são: dermatite atópica de mãos, psoríase, liquen plano, onicopapiloma ( tumor benigno da região da unha), retroníquia ( alteração de crescimento da placa da unha), entre outras.






Comments