A importância do tratamento da acne, em qualquer idade
- Raphaela Moreira
- 29 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Acne é uma doença crônica, e multifatorial. Envolve a presença de uma bactéria que causa infecção da pele, associada a inflamação e alteração da composição do sebo que a pele produz.
Não envolve apenas estética, mas também qualidade de vida e impacto social, sendo uma das doenças de maior impacto psicossocial na dermatologia, ao lado de dermatite atópica é psoríase.
Só adolescentes tem acne? Não, e adolescentes não precisam ter espinhas também.
A acne é uma doença comum, que acomete todas as idades, desde bebês até adultos ( mais de 40% dos adultos acima de 25 anos referem pele acneica).
As principais lesões são os cravos (comedões), as espinhas sem pus ( pápulas) e com pus (pústulas), e os cistos.
O tratamento depende do grau da acne, que pode variar de grau 1 ( apenas oleosidade e cravos) a grau 5 ( pustulas e abscessos infectados).
O tratamento, independente do grau e da idade, deve ser feito de forma efetiva e personalizada, englobando não só a avaliação da pele do paciente, mas seus hábitos e alimentação.
A acne pode perdurar apos a adolescencia e seus efeitos, quando não tratada, causam cicatrizes e manchas que se tornam, após consolidadas, difíceis de tratar. O tratamento da acne de forma eficaz evita o aparecimento das manchas e cicatrizes, e diminui as marcas já instaladas.
As cicatrizes e manchas de acne, apos inataladas, podem ser tratadas com cremes domiciliares, associados a procedimentos como micro infusão de medicamentos na pele, bioestimulador de colágenos e peelings.
Tratar a acne enquanto ela ainda está ativa, diminui a necessidade de procedimentos mais invasivos no tratamento das cicatrizes e manchas, e é a melhor prevenção dessas.
Acne tem tratamento e tem controle !
Comments