De forma clara, o que é dermatite atópica?
- Raphaela Moreira
- 19 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Existe um termo médico chamado fisiopatogenia, que explica de forma minuciosa os processos que causam uma doença.
A fisiopatogenia da dermatite atópica, com uma pequena parte mostrada na segunda foto, é uma das mais complexas da dermatologia. Envolve inúmeras células da pele e do sistema imunológico, que liberam outras muitas substâncias, gerando inflamação na pele.
De forma clara, na dermatite atópica, há alteração no gene que produz filagrina, uma substância que ajuda a manter a estrutura da pele unida, e, portanto, íntegra e saudável. Com menos filagrina, e uma filagrina de menor qualidade, a pele se assemelha a uma parede com pouco gesso e pouco cimento- fica frágil e exposta a rachaduras.
A presença de traumas, infecções e inflamações numa pele frágil, faz com que células do sistema imunológico venham "salvar" a pele dessas agressões. Essas células liberam substâncias, chamadas interleucinas, que, ao combater a potencial agressão, geram mais inflamação.
É um ciclo vicioso, uma bola de neve. Deve, e pode, ser parado com tratamento adequado.
Uma vez tratada a dermatite, é necessário sempre "repor" essa união que a pele atópica não produz, através de cremes hidratantes adequados.
Conhecer a causa minuciosa da doença, e saber o que está no dia a dia do paciente atópico, ajuda a criar estratégias de tratamento eficazes. E dermatite atópica tem tratamento e controle !

Comments