DERMATITE ATÓPICA TEM CONTROLE?
- Raphaela Moreira
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A dermatite atópica é uma doença de pele que pode se iniciar na infância, e apresenta-se como placas avermelhadas, descamativas, que coçam muito e se localizam principalmente nas áreas de dobras dos braços, atrás do pescoço e no rosto. Essas placas causam coceira intensa, o que atrapalha a qualidade de vida e de sono de crianças, adolescentes e adultos.
A dermatite atópica tem controle! a base da fisiopatologia dessa doença é a pele seca, que não produz a quantidade suficiente de substâncias hidratantes, deixando a pele mais facilmente irritada e propensa a coceiras e lesões. Essas lesões podem se infectar, causando uma doença de pele chamada de impetigo.
A dermatite atópica faz parte da tríade composta também por rinite alérgica e asma, sendo que essas 3 comorbidades necessitam ser controladas para que as lesões de pele melhorem. Olhar para o paciente de uma forma completa, além da pele, é imprescindível para o bom cuidado.
O diagnósstico da dermatite atópica é clínico, através da consulta médica, sendo raro necessitarmos de biópsia de pele. Exames laboratoriais são importantes na investigação do quadro e de possíveis gatilhos para lesão.
O controle da hidratação da pele, bem como uso de pomadas e cremes específicos para cada caso é necessário e fundamental. Muitas vezes, é necessário uso de medicações orais.
Atualmente, contamos com um moderno medicamento, chamado Dupilumabe, aplicado de forma injetável, para controle dos casos mais graves. Está indicado para uso na infância, adolescência e fase adulta. É um medicamente que "organiza" o sistema imunológico, permitindo o bom controle das lesões de pele e também, caso haja, da asma.
Com o tratamento adequado, é possível alcançar uma boa qualidade de vida, de sono e controle das lesões.
Comments