O que são os imunobiológicos - as "vacinas" na dermatologia ?
- Raphaela Moreira
- 3 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Até alguns anos atrás, muitas condições na dermatologia não tinham um tratamento com controle efetivo e duradouro. Assim, psoriase, dermatite atópica, hidradenite supurativa, entre outras, representavam verdadeiros desafios para o tratamento, muitas vezes sustentados por medicações com grandes efeitos colaterais.
Os imunobiológicos são medicações injetáveis, modernas, seguras e com alta eficácia, para o tratamento dessas doenças.
São cobertos pelos convênios de saúde e também pelo SUS, e proporcionam uma qualidade de vida melhor ao paciente com doenças graves ou resistentes ao tratamento.
São compostos por moléculas que agem controlando a liberação de citocinas pelo sistema imunológico, assim, diminuindo a inflamação causada pelo excesso de citocinas, e controlando os sintomas das doenças dermatológicas, como dermatite atópica, psoríase, hidradenite supurativa, urticária crônica.
A indicação para uso desses medicamentos leva em conta a gravidade da doença, os efeitos colaterais e a resistência ao uso de tratamentos orais e tópicos, a perspectiva de uso prolongado dos tratamentos convencionais. A decisão sempre é compartilhada entre o médico e o paciente.

Comments