PSORÍASE - MÚLTIPLAS OPÇÕES DE TRATAMENTO
- Raphaela Moreira
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A psoríase é uma doença da pele comum e crônica, não tem cura mas tem CONTROLE. O que isso significa? Que, apesar da possibilidade de se ter lesões, o paciente pode ficar sem elas, caso o tratamento adequado seja feito.
É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem ao longo do tempo. É uma doença causada por inflamação da pele, na qual a junção de predisposição genética, fatores ambientais e psicológicos, causa o aparecimento de lesões avermelhadas e que descamam na pele.
A psoríase atinge muito além da pele. É uma doença sistêmica, podendo causar inflamação de articulações e do sistema cardiovascular, levando ao aumento do risco de dores e deformações articulares e do risco de infarto e derrame cerebral (AVC). Também existe associação de psoríase com doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor, o que diminui a qualidade de vida do paciente e pode também, dependendo da gravidade, diminuir a expectativa de vida, se não tratada.
O mesmo processo de autoinflamação que causa lesões na pele e nas articulações parece ser o responsável pelo aparecimento destas doenças.
O controle adequado da psoríase, com tratamento específico para cada paciente, é de suma importância, não apenas para controle das lesões de pele, mas também para diminuir o risco das outras doenças associadas.
Os sintomas da psoríase são:
● Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; ● Pequenas manchas brancas ou escuras após melhora das lesões avermelhadas. ● Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento; ● Coceira, queimação e dor; ●Unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações da sua forma (sulcos e depressões); ● Inchaço e rigidez nas articulações; em casos mais graves, destruição das articulações e deformidades.
Em casos de psoríase leve pode haver apenas um desconforto por causa dos sintomas, mas nos casos mais graves, pode ser dolorosa e provocar alterações que impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Assim, o ideal é procurar tratamento o quanto antes.
O tratamento da psoríase depende de sua gravidade, extensão das lesões e do local em que elas estão. Pode ser realizado com cremes e pomadas, tratamentos orais e medicações injetáveis, conhecidas como imunobiológicos.
Ao mesmo tempo que o tratamento é porposto, o paciente deve ser investigado para doenças associadas e visto como um todo, para determinar o grau de acomentimento sistêmico da doença.
A psoríase é uma doença limitante, que impacta a qualidade de vida do paciente, assim como seu sono, e compromete sua saúde.
Comments